segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Bom Encontro!



Dia 16/06/2012 - Culto dos Solteiros - Bola de Neve.
Por Ap. Rina e Pra Denise

Passagem: Gn 24 -> O Encontro de Isaque e Rebeca.
Texto príncipal -> Gn 24:12 "E disse: O SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficiência ao meu senhor Abraão".

Isaque não estava preocupado em encontrar a sua esposa pois sabia que seu pai estava cuidando disso; Rebeca não estava desesperada em uma cama com depressão por estar sozinha, ela estava trabalhando, dando frutos. A mulher será achada - mais para isso ela deve ser encontrável. O homem deve se mover por fé, e colocar na presença de Deus, para não se enganar.
Abraão pede para seu servo encontrar uma mulher dentre a sua parentela. Isso nos diz que devemos deixar Deus escolher por nós - a Sua Vontade é Boa, é Perfeita e Agradável. Deus vai nos dar sinais, quando orarmos a ele pra perguntar-Lhe se a pessoa a qual escolhemos foi Ele mesmo quem preparou. Os sinais nos serão por prova durante todo o relacionamento, que foi Deus quem nos apresentou, e não o contrári; que Ele sempre esteve no negócio.

Deus une propósitos, não pessoas! A escolha da pessoa a qual vamos nos relacionar é a mais importante, depois da nossa decisão por Cristo, porque se escolhermos errado, ou não estiver de acordo com os planos de Deus para as nossas vidas, esta poderá comprometer a nossa chamada. Ou seja, essa escolha influencia diretamente na nossa chamada. Temos que ter cuidado para escolher quem vai estar conosco para a vida toda. Deve ser uma pessoa que esteja ombro a ombro conosco.

Depois de seguirmos isso, construiremos um relacionamento saudável, se entendermos que o casamento é bem mais que ter alguém pra só nos satisfazer em nossas carências emocionais, além de estar diretamente ligado e associado ao plano de Deus para as nossas vidas ministeriais, é também muito mais entrega, doação. Pois é dando que se recebe, é melhor dar do que receber. Pra isso precisamos estar curados, seguros, feliz e plenos com Deus e conosco.

Existem assuntos do Reino que só solteiros podem cuidar. Não há descrições na Bíblia onde se vê que os solteiros eram rotulados: "O Solteirão"; "Ap. Paulo, O Encalhado". Muitas  pessoas associam felicidade, ou família com seu estado civil, isso é um engano. Podemos viver em família e sermos plenos e realmente felizes estando solteiros. O melhor exemplo disto, é da família com a qual Jesus mais gostava de se relacionar, Marta, Maria e Lázaro, três irmãos solteiros. Era uma família.

Neste período devemos nos encher de Deus, buscar amadurecimento, e nos rodear de amizades saudáveis, que nos edifica, acrescenta-nos. Essas amizades pode nos ajudar a viver nesta fase de nossas vidas.
Por falar em fase... nossas vidas são marcadas por fases, essa é só mais uma delas. Devemos declarar o seguinte: Eu sou feliz solteiro! Dar graças a Deus por estar solteiro, por que há muitas coisas que só podem ser vividas neste tempo. Temos mais tempo com Jesus, assim como Marta, Maria e Lázaro - se eles fossem casados, provavelmente teriam também que se dedicar em assuntos conjugais. E dentre muitos outros benefícios de se estar solteiros, rsrs... "Em tudo daí graças"! Toda fase deve ser vivida intensamente, pois esse tempo não volta mais. Se não fizer o que devemos fazer hoje, não faremos mais. E lembre-se sempre: "Solteiro não é só uma condição, é também um estado de Espírito". Não permita os rótulos!!

E por fim, um relacionamento para ser completo deve ser como o cordão de três dobras, contendo os três sentidos de amor descritos na Palavra de Deus: amor eros, amor phileos, e amor ágape. Eros = o amor entre casais; a sexualidade no contexto do casamento foi um presente de Deus e deve ser vivida da forma pura com a qual Deus estabeleceu em sua palavra; satanás tenta derturpar isto. Phileos = o amor entre irmãos, amigos; deve haver também no relacionamento conjugal, o companheirismo, o respeito e a admiração. Ágape = o amor de Deus; que é o que vai sustentar o relacionamento. Devemos nos sentir amados por Deus, para também amar o nosso conjugue. Devemos encontrar esse amor de Deus em nós antes de um relacionamento. Pois se esperamos uma pessoa com a motivação de sermos felizes, ou nos sentirmos amados, nunca seremos satisfeitos. Se pensarmos isso, esse relacionamento esta fadado ao fracasso, pois ninguém mais pode suprir a carência e o vazio que só Deus pode suprir. Nos tornaremos uma pessoa obsessiva, possessiva, exigindo da outra parte aquilo que só Deus poderia ter nos dado.

Então que Deus nos dê Bons Encontros. Relacionamentos saudáveis, firmados na Rocha, que nada possa abalar. Poderão vir as crises, as dificuldades, mais este relacionamento permanecerá.


Em Cristo.
Karina Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário